terça-feira, 1 de maio de 2012

Você quer um wafer ou um waffle?


Waffles e wafers  são doces e gostosos.  No entanto, são guloseimes bem distintos, começando na pronúncia.  Vou mostrar como evitar pedir um waffle e receber um wafer, e vice versa.

Waffle

Esta delícia se pronuncia WA fl. Quando “a” vem antes de duas ou mais consoantes (antes de ffl neste caso concreto), o som dela é curta. Neste caso, o a curto tem o som de “ah” em ball e all.  O le no final da palavra  se pronuncia el,  e isso acontece também em apple, nipple, grapple, ripple, e muitas outras palavras.  Esse e é bem rápido e vem da parte central da boca.  Rima com o em love ou u em but, mas é bem mais curto. A ponta da língua toca um pouquinho em cima dos dentes superiores enquanto se faz o som de l.  Senão, o l vira um “u” como acontece em português.

Um waffle é feito com a mesma massa que se usa para uma panqueca.  Como relata Wikipédia,

Wafel (do holandês) ou waffle (também chamado gofre ou goffre, do francês gaufre, em Portugal) é um tipo de massa de origem belga, que consiste em uma massa de farinha e ovos prensada em um ferro que imprime texturas sobre a massa.

Tem vários formatos de waffle, dependendo da origem.  Nos Estados Unidos,  no café da manhã, costumamos colocar manteiga ou margarina nos buraquinhos e em cima vertemos um xarope a base de plátano ( a árvore e folha que simbolizam o Canadá – nunca vi um plátano aqui no Brasil).  Infelizmente, este xarope rico e natural custa caro lá e bem mais aqui. Para os mais econômicos, tem outros xaropes de fruta ou açúcar de milho bem mais em conta, se menos tradicionais.



Wafer

A pronúncia de wafer  /WEY fr/ é muito parecido com waffle porque tem a mesma origem, a palavra holandesa wafel do século 14.  Note que a pronúncia de wafer, apesar dessa semelhança, é bem diferente da de waffle.  Quando uma vogal, neste caso o a, vem antes de uma consoante (f no caso) e mais uma vogal (e aqui), a primeira vogal é uma vogal longa.  Uma vogal longa tem o som do nome da sua letra.  A letra A é /ey/ em inglês, portanto uma a longa se pronuncia /ey/, o som em lady, day, play, fade, etc.  Esta mesma regra vigora aqui.  Como a segunda sílaba não é acentuada, o e tende a desaparecer.

Wafers são biscuitos doces, bem fininhos e lisos, frequentemente usados para decorar sorvete. Mas se colocar vários desses wafers juntos, com chocolate ou outro recheio,  o resultado é uma bolacha do tipo  Bis, uma favorita minha.



É importante não pedir um waffle quando você realmente quer um wafer.  Mas vai gostar de qualquer jeito.

.  .





5 comentários:

Seja você disse...

Muito esclarecedor! Obrigada!

Wladimir Evangelista disse...

Valeu! Acabou de me salvar numa conversa. Eu estava chamando waffle de wafer. : )

Unknown disse...

Oi, estava procurando a diferença em waffle e wafer a acabei achando a tua página. Bastante esclarecedora.
Tenho algumas ressalvas... A folha que aparece na bandeira do Canadá é a folha de bordo e não de plátano, portanto o xarope é de bordo.
Moro no Rio Grande do Sul e aqui o plátano é uma árvore bem comum, principalmente para o lado da serra. Venha nos visitar.

Carllos disse...

Ótimo. O Bordo e o Plátano são muito parecidos nas folhas. O xarope é de "Maple", cuja tradução é Acer ou Bordo. Já estive no RS, vi umas árvores que achei ser Bordo, mas provavelmente era Plátano. Abs.

Alyne disse...

Gostei! Mas reforçando o que já disseram, as Maple Trees canadenses são as Acer saccharum, enquanto os Plátanos são Platanus acerifolia platano (ou Platanus hipanica), também conhecidas como London Plane trees.

Nunca vi Maple Trees no Brasil, mas temos alguns lugares com Plátanos, inlcusive na avenida onde moro :) Um lugar muito famoso pelos Plátanos é a cidade de Campos do Jordão, no estado de São Paulo. Se um dia estiver na capital de SP, vale a visita, são menos de 2h de carro.