sexta-feira, 15 de junho de 2012

Os três -eds

Para fazer o passado e  o particípio regulares do verbo se acrescenta -ed ao infinitivo: kick - kicked; play - played.  Need - needed.   Até aqui não há mistério.  Mas a coisa começa a apertar na hora de pronunciar este sufixinho porque ele tem três pronúncias e na esmagadora maioria de situações, o e é mudo.

ed - /t/

Quando o verbo regular termina num som surdo o sem voz a pronúncia de ed é /t/,  com e mudo.   Vamos pronunciar o verbo kick - chutar.  Fale o /k/ no final da palavra e coloque a sua mão na garganta.   O que você ouve é ar passando pelo aparelho fonador, mais nada.  A sua voz não está ligada.  Tem varias consonantes assim: /k/, /f/, //h/, /p/, /s/, /tsh/, /t/ e /ks/, que é o som do x. Faça esses sons um atrás do outro e vai ver que não tem envolvimento da voz, que tem que descansar pelo menos um pouco, não é? 

A regra é surda + surda. Quando um verbo regular termina numa consoante surda , você escreve -ed mas fala /t/.  /t/  também é uma consoante surda ou sem voz.   Aqui vem mais alguns exemplos:  asked, attacked, attached, baked (o infinitive, bake, já tem o e mudo no final; é so acrescentar o -d nesses casos); boxed, dressed, escaped, helped, hopped (quando o verbo termina em vogal consoante, precisa dobrar a consoante para manter o valor da vogal curta quando você acrescenta uma terminação), looked, mixed, e por aí vai.  

ed - /d/

Já vimos as consoantes surdas.  Também tem consoantes sonoras, essas que precisam da voz para serem faladas.  E toda vogal é sonora: imaginou uma vogal sem voz? Além de todas as vogais e todos os diftongos, as seguintes consoantes tem voz: /b/, /d/, /g/, /dz/ o som de j, /l/. /m/, /n/, /r/, /v/, e /z/. O e em -ed é mudo também neste caso.  Para verificar a sonoridade destas consoantes, coloque a mão na garganta e as pronuncie:  vai sentir a vibração da sua voz.  Se ed -/t/ segue a regra surda + surda,  ed - /d/ segue a regra sonora+ sonora. /d/ é a versão sonora da consoante surda /t/.

Estes exemplos da regra sonora+sonora (ou voiced+ voiced)  vem da página http://www.elearnenglishlanguage.com/esl/grammar/simplepast-pronunciation.html : grab -grabbed, hug - hugged, save-saved, ooze - oozed, massage - massaged, resume-resumed.  A regra também vale para vogais no final de verbos:  stay - stayed, play - played, try - tried (y muda para i quando se acrescenta e mas isso não afeta o som). 

/t/ ou /d/ + / Id/


 Quando um verbo regular termina nos sons /t/ ou /d/, se acrescenta uma sílaba, / Id/ . É uma questão de praticidade.  Nâo tem como pronunciar d + d ou t + t  sem interpor uma vogal.  No entanto, como esta sílaba não é enfatizada, o valor do e muda para  / I/ .  Esta vogal se faz bem no meio da boca, e bem depressa.   Eis alguns exemplos, do mesmo site:  add - added, grade - graded, decide - decided,  exit - exited, taste - tasted, object - objected.   Nos casos de decide e taste, um e mudo no final do infinitivo passa a ser pronunciado no sufixo.

Resumo da ópera:  Se pronuncia o e em ed apenas quando o verbo regular termina em d ou t.

O que acabamos de relatar vale para verbos regulares, mas como todo aluno de inglês sabe, existe uma série de verbos irregulares que não seguem estas regras e precisam ser decorados.  A notícia boa, ou menos ruim, é que para um verbo não ceder às pressões da dinâmica da língua para se regularizar, esse verbo tem que ser bastante frequente.  Assim não vai faltar prática com formas como went, caught, ate e slept.















































   






Nenhum comentário: