quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Para quê dois z's em puzzle?

Essa é uma pergunta razoável.  Por quê não puzle?  Para explicar isso, e o soletramento de outras palavras como cattle, boggle, sizzle, e baffle, vamos dar uma passada pelo mundo das vogais.

Vogais longas e curtas


As vogais tem dois sons.  O som longo da vogal é o nome da letra que a representa no alfabeto inglês.  Para mais sobre soletramento, veja a postagem sobre o tema: http://georgeroberts.blogspot.com.br/2012/11/como-voce-soletra-isso.html 

Esses nomes de letras e sons são A /ey/,  E /iy/, I /ay/ O /ow/, U /yuw/ e às vezes Y /way/,   As pronúncias que coloquei entre barras vem do Alfabeto Internacional Fonético mas estão bem próximas aos valores em português.    Esses sons longos aparecem em sílabas enfatizadas compostas de consoante + vogal, como library = li-bra-ry  /LAY bre ri/,  vogal + consoante + vogal, como ate = /eyt/,   baby = /BEY bi/ (som da letra A), mile /mayl/ (som da letra I) e  mule /myuwl/ (som da letra U), e com o som da primeira ou segunda letra quando tem uma sequência de duas vogais: meet /miyt/ (som da letra E),  pies /payz/ (som da letra I) ou piece /piys/ e niece, (som da letra E, segunda vogal da sequência).   Quando a vogal não recebe ênfase, geralmente vira /ə/, o schwah, que é o som de muitas vogais não enfatizadas.  Exemplos incluem  -le /əl/, remove /rə MUV/, connect /kə NEKT/, polite, /pə LAYT/ e uma infinidade de outros.

As vogais curtas, bem diferentes das longas, aparecem numa sílaba enfatizada terminando antes de uma consoante só no final de uma palavra  como mad /mæd/ ou cut /kʌt/ e antes de duas consoantes como little /lidl/  little e fuss /fʌs/.  ʌ ou ə é a vogal em love, but, fun, e sun.

A enigma de puzzle

Pois bem.  A vogal em puzzle é aquela mesma ʌ em but e love, mas tem três consoantes depois dela.  Será que não dava para tirar um desses z's?  O resultado seria puzle,  a versão portuguesa de puzzle.  

A resposta, que também vale para palavras que terminam em -ggle, -ffle, -bble, -ddle,  -pple e -zzle,  é provavelmente a seguinte.  Em inglês, escrevemos -le no final de palavras, mas na realidade, a pronúncia dessa sílaba é /əl/. Se inglês fosse um pouco mais fonético, o -le final viraria el, como se vê em outras línguas germânicas que são primas do inglês como alemâo e holandês.

A minha explicação então seria que com puzzle, temos uma sequência de vogal + consoante + vogal (aquele ə de /əl/  -le.  Esta sequência costuma tornar a primeira vogal longa quando essa vogal aparece numa sílaba enfatizada.  Se isso fosse o caso, puzle seria pronunciada como /PUW zəl/. Para evitar isso, se dobra o z, o que da o soletramento puzzle e a pronúncia com a vogal curta, a /ə/.    Esse raciocínio também explicaria porque temos dos p's em apple, e uma série de outras palavras como giggle, snapple, baffle, whiffle, sniffle, snuffle e boggle com consoantes repetidas depois de vogais curtas.

E temos outras palavras com vogal numa sílaba enfatizada + uma consoante + le onde a vogal é longa.  Exemplos incluem  able, table e sable (com /EY bəl/) e  Bible /BAY bəl/.  Essas relativamente poucas palavras obedecem a regra da vogal longa numa silaba enfatizada + consoante + vogal.  Table = TEY   vogal longa numa sílaba enfatizada + a consoante B + a vogal /ə/ de -le /əl/.

Vale dizer que há muitas, muitas palavras que terminam em -able e -ible, como readable e visible, onde a vogal final é /ə/: RIYD ə bəl/ e /VɪZ ə bəl/.  Como o -i e o -a não são enfatizados,  viram /ə/.




Nenhum comentário: